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MANUTENÇÃO INDUSTRIAL

Buscar alternativas para melhorar a eficiência dos processos em manutenção industrial é mais do que uma necessidade para os gestores industriais, trata-se de uma questão de estratégia de mercado. Com este enfoque, o SENAI-MS criou o Programa SENAI de Manutenção Industrial (PSMI).

Objetivo

O Programa tem por objetivo, apoiar as indústrias do estado de Mato Grosso do Sul, buscando melhorar o desempenho das atividades de manutenção industrial, através da aplicação de ferramentas e técnicas de gestão da manutenção, resultando em um processo produtivo mais confiável e eficiente.

Benefícios para Indústria

A implantação do Programa SENAI de Manutenção Industrial resulta nos seguintes benefícios para a sua empresa.

  • Melhor organização dos processos e das informações sobre os ativos da empresa;
  • Aumento da disponibilidade dos ativos;
  • Aumento da confiabilidade e continuidade dos processos produtivos;
  • Aumento da vida útil das máquinas e equipamentos;
  • Otimização dos custos da manutenção;
  • Aprimoramento do corpo técnico;
  • Assessoria especializada para a tomada de decisões;
  • Redução do número de acidentes de trabalho.

 

“Uma boa gestão, associada à capacidade técnica de resolver problemas, possibilita a obtenção de resultados positivos e tornam a empresa mais competitiva”.
Eng. Jeancarlos Lucietto (Coordenador do PSMI)

Fases do Programa

Fase 1 – Diagnóstico

Na fase de diagnóstico, os especialistas do SENAI analisam os fluxos de informação e os ativos da empresa. Como resultado, são identificadas oportunidades de melhoria e são apresentadas sugestões para a solução.

Exemplos de possibilidades de melhoria:

  • Perda de tempo na requisição ou localização dos itens em estoque;
  • Requisição errada de sobressalentes;
  • Estoque “zero”;
  • Falta de planejamento das rotinas de manutenção;
  • Documentos e registros inadequados, inexistentes ou desorganizados.

Fase 2 – Implantação

O SENAI apoia a indústria na aplicação de técnicas que possibilitam maior controle sobre a manutenção dos ativos e gestão de pessoal. A organização das informações da manutenção é realizada com o auxílio de um sistema de gestão da manutenção, desenvolvido e disponibilizado para a empresa pelo SENAI, o SSMI®.

Exemplos de atividades desenvolvidas nesta fase:

  • Estruturação de uma política de manutenção com foco na gestão eficiente dos ativos;
  • Capacitação de pessoal sobre técnicas de manutenção e utilização do SSMI;
  • Implantação do software de gestão da manutenção do SENAI;
  • Definição dos procedimentos e rotinas de manutenção;
  • Cadastro dos ativos e fluxos de manutenção no SSMI.

Fase 3 – Análise de dados e resultados

Finalizada a fase de implantação, a indústria inicia a utilização do SSMI® na gestão de seus processos de manutenção. Com isso, o sistema passa a tratar os dados e apresentar informações sobre o status atual da manutenção, baseados em indicadores de manutenção (KPI’s). Estas informações possibilitam a análise do desempenho manutenção em tempo real e facilita o planejamento de novas ações através da análise do histórico de manutenção.

Exemplos de atividades desenvolvidas nesta fase:

  • Aplicação de métodos de análise crítica de dados;
  • Disponibilização dos principais indicadores de manutenção através de um painel de informações (dashboard);
  • Controle e monitoramento dos custos da manutenção;
  • Aplicação de técnicas de melhoria contínua (Kaizen).

Fase 4 – Assessoria para a tomada de decisão

De posse das informações geradas pelo SSMI® e o apoio dos especialistas do SENAI, o gestor industrial tem a segurança de decidir qual o melhor caminho para o desenvolvimento e melhoria dos processos internos relacionados a manutenção.

Exemplos de atividades desenvolvidas nesta fase:

  • Análise da causa raiz das falhas;
  • Sugestões para a solução de falhas recorrentes;
  • Apoio técnico para substituição de máquinas e equipamentos;
  • Auxílio na criação de novos fluxos de manutenção para a empresa;

 

“Aqui no SENAI EMPRESA, em Campo Grande – MS, a equipe do PSMI é formada por engenheiros e técnicos especialistas em Manutenção, que atendem as indústrias de todo o MS,  levando soluções e contribuindo para o aprimoramento das técnicas de gestão da manutenção no Estado”.
Marcos Costa (Gerente Fatec SENAI Campo Grande)

FAQ

É um conjunto de serviços oferecidos pelo SENAI-MS com o objetivo de apoiar as indústrias do estado de Mato Grosso do Sul na implantação de um sistema completo e informatizado de gestão da manutenção.
R. Basta entrar em contato com o SENAI EMPRESA no telefone (67)3311-8533 ou pelo e-mail psmi@ms.senai.br, e solicitar uma visita de apresentação com os técnicos do programa.
Sim. O Programa é flexível e aplicável a qualquer indústria.
Sim, as empresas poderão sugerir alteração no sistema, essas serão avaliadas pela equipe técnica e se pertinentes, alteradas em versões futuras.
Não, o sistema foi criado possibilitando a criação de perfis de usuários, onde o gestor do programa na empresa define os níveis de acesso de cada funcionário.
Sim, o Programa Senai de Manutenção Industrial possui uma equipe multidisciplinar de especialistas que estará à disposição para o apoio à tomada de decisões referentes aos processos de manutenção.
Sim, independentemente do tamanho da indústria sempre é necessário ter domínio e controle sobre a disponibilidade de seus equipamentos, mantendo assim a capacidade produtiva e melhorando a competitividade da empresa.
Não, o SENAIMAN é 100% WEB e todo o processamento de informações é realizado nos servidores do SENAI.
Qualquer computador, ou dispositivo móvel, como tablets e smartphones, que tenham acesso à internet, poderão acessar o sistema.
Nossa equipe de suporte atende com rapidez e eficiência. Os canais estão disponíveis via internet pelo e-mail psmi.suporte@ms.senai.br ou pelo telefone (67) 3311-8533.

O SSMI

O  SSMI® – Sistema SENAI de Manutenção Industrial é um Sistema inteligente, que irá otimizar a gestão da manutenção em sua empresa. Foi concebido para proporcionar aos usuários as ações de pesquisar, cadastrar e editar informações sobre os ativos, materiais e rotinas de manutenção, tendo como principal objetivo otimizar o controle de informações sobre a manutenção, concentrando em um sistema integrado as informações que normalmente são geridas de forma manual, através de formulários, ofícios, memorandos ou solicitações por e-mail.

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