Logotipo SENAI Empresa

PRODUÇÃO E LOGÍSTICA

O PSLPrograma SENAI de Logística, é um dos eixos de atuação do Programa Senai de Atendimento à Indústria, criado pela FIEMS, e foi concebido para transferir tecnologias e ferramentas da logística in house, ou logística interna, para as indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul. Esse termo remete aos estudos e busca de melhorias na produção, entrega de bens e serviços, transporte e armazenagem no âmbito interno, promovendo o aumento da qualidade e produtividade pela redução dos desperdícios.

Objetivo

O objetivo do Programa SENAI de Logística é apoiar as indústrias a estabelecer e implementar de forma sistemática a digitalização e monitoramento da produção buscando a melhoria contínua da qualidade, o aumento da produtividade e a redução de desperdícios.

Como podemos ajudar?

O Programa SENAI de Logística combate diretamente os desperdícios ocultos nos sistemas produtivos, como exemplo:

Superprodução

Surperprodução

quando a produção está acima da demanda gerando estoques excessivos;

Movimento

Movimento

quando os colaboradores deslocam excessivamente pelo processo produtivo, gerando fadiga e queda de produtividade;

Transporte

Transporte

quando há transporte desnecessários de produtos durante o processo de produção;

Excesso de Processamento

Excesso de processamento

quando são realizadas ações que não agregam valor ao produto;

Inventário

Inventário

quando acumulam-se demasiadamente matéria prima, produto acabado ou mesmo produtos entre processos;

Tempo de Espera

Tempo de espera

quando há ociosidade entre etapas produtivas;

Defeitos

Defeitos

quando há queda de qualidade e incidência de defeitos, ocasionando retrabalho e paradas desnecessárias;

Intelectual

Intelectual

quando o talento dos colaboradores são desperdiçados e a melhoria contínua não é provocada.

Serviços Prestados

O portfólio de se serviços está voltado para duas principais tipos de ações: as que promovam a mudança cultural no ambiente industrial (5S e Manufatura Enxuta) e as que propiciem ganhos expressivos de produtividade a curto prazo (ferramentas lean, PCP e gestão de estoques).

Manufatura Enxuta (Lean Manufacturing)

Serviço aplicado à redução de desperdícios no processo produtivo com a implantação de ferramentas voltadas ao ganho de produtividade, tal como: Mapa de Fluxo de Valor, Fluxo Contínuo, Produção Puxada (Kanban), Troca Rápida de Ferramenta, Trabalho Padronizado e Qualidade na Fonte.

Projeto e Escalonamento de Produção (PCP)

Tem por objetivo propor ações para melhoria do Planejamento e Controle da Produção de sistemas produtivos já estabelecidos ou em fase de projeto, objetivando a otimização do uso dos ativos, insumos e matéria prima e a redução de desperdícios.

Gestão de Estoques

Aprimorar a organização e gestão de Centros de Distribuição e Almoxarifados, com a proposição de melhorias de layout, métodos de armazenagem e unitização de cargas com objetivo de reduzir a movimentação e otimizar o espaço disponível.

Implantação de 5S

Programa voltado a empresas que busquem a melhoria da qualidade com base na mudança cultural de seus colaboradores apoiado nos sensos de Utilização, Organização, Limpeza, Padronização e Autodisciplina para promoção da melhoria contínua (kaizen).
Todos os atendimentos são personalizados para proporcionar a melhor aderência das soluções à realidade industrial de cada sistema produtivo.

O Sistema SENAI Logística (SSL)

O software SSLSistema SENAI de Logística será uma ferramenta adaptativa, em ambiente simplificado e intuitivo que permitirá o apontamento da produção, para monitoramento dos dados propiciando assertividade na tomada de decisão. E que vislumbrando o conceito da indústria 4.0, possa com a automação adquirir as informações diretamente das máquinas, sem a necessidade de intervenções humanas.

Solicite uma visita

Precisa de mais informações? Solicite-nos uma apresentação de um de nosso consultores através do formulário abaixo:

 (Campo Obrigatório)
 (Campo Obrigatório)
 (Campo Obrigatório)
 ex:(67)99999-9999

logotipo SENAI/MS